Passaro Rosella

Rosela ou Rosella é o nome popular de um pássaro do gênero Platycercus,oriundo da Oceania, mais precisamente do interior da Austrália. Possui uma exuberância de cores, sendo semelhante a uma aquarela. Suas penas vivazes, coloridas, em tons de verde, amarelo, vermelho, preto, marrom, azul chamam a atenção das pessoas pela beleza.

O tamanho da rosela é de aproximadamente 30 centímetros. 





Hábito das roselas


Normalmente as roselas vivem em pares ou grupos pequenos no verão. Já no começo do inverno formam bandos de 8 a 20 pássaros. Em algumas situações elas podem chegar a grupo de 100 pássaros. Não são tímidos, frequentemente se alimentam no chão, onde são difíceis de serem avistados, sua plumagem lhe proporciona uma boa camuflagem.
Sedentários, formam grupos e casais antes da primavera para estabelecerem seus territórios de procriação e defendê-los contra outros casais, ficando por isso muito mais barulhentos e agressivos.  

Espécies de roselas


Há 8 espécies de roselas: Platycercus Adelaidae, Platycercus Adscitus, Platycercus Caledonicus, Platycercus Elegans, Platycercus Eximius, Platycercus Flaveolus,Platycercus Icterotis e Platycercus Venustus. 
Das 8 espécies, a mais conhecida e difundida no Brasil é a Platycercus Eximius, a Rosela Eximius.


Habitat das roselas


O habitat natural dela é nas áreas rurais, interior, próximo a margens de rios, savanas com árvores, matas. Ela adaptou-se ao meio urbano, sendo vista em praças e jardins e pomares, embelezando a cidade com suas penas coloridas e canto agradável.

Alimentação das roselas


A alimentação das roselas é baseada em sementes e frutos, hortaliças, larvas. No entanto, os criadores do pássaro, utilizam ração extrusada e farinhada, substituindo a alimentação natural da ave.

Além da ração ou sementes e frutos, é importante por água (sem cloro) no mínimo 1 vez ao dia. De manhã e a tarde. 




Reprodução da roselas eximius


O período de reprodução da rosela estende-se de agosto a janeiro de cada ano, sendo setembro o mês principal. A fêmea põe, em média cinco ovos, em três posturas durante o ano, os quais incubam-se entre 19 e 21 dias. A fêmea só sai do ninho durante o período de incubação dos ovos para se alimentar ou para ser alimentada pelo macho.

Com um ou dois anos de idade, a fêmea e o macho já estão em condições de se reproduzirem. 
A ave pode viver entre 20 e 30 anos e pode reproduzir durante 15 anos ou mais. 

Criadouro de roselas



O criadouro de roselas deve ter um espaço que permita às roselas voar. Viveiros com medidas de 1 x 1 metro ou 2 x 2 metros são indicados, embora os pássaros possam também viver em gaiolas. Instale tela galvanizada para proteger a criação e assegure que o fio usado seja arredondado, a fim de evitar danos nas penas dos pássaros. Cubra cerca de metade do viveiro para oferecer abrigo contra o frio, sol e chuva. Instale poleiros de diferentes diâmetros para que as aves exercitem os dedos e afastem o risco de atrofias. 



Resumo sobre criação de roselas 


Natural: Oceania
Comprimento: média de 30 cm 
Alimentação: frutos, sementes e ração industrializada e água sem cloro
Amadurecimento sexual: 1 a 2 anos
Tempo de vida: 20 a 30 anos
Período de reprodução: mais de 15 anos
Tempo de incubação: 19 a 21 dias
Temperatura de incubação: 37,5º C.
Humidade: 60 a 65%.
Fezes: Pastosas. Líquidas ou brancas pode significar algum tipo de doença.
Criadouro: viveiro com 1 x 1 metro ou 2 x 2 metros
Preço: variável - de R$1.200,00 a R$4.000,00 

Para saber mais sobre CRIAÇÃO DE ROSELAS



Seja Bem-Vindos!

Esse Blog Foi feito para todos que gostam de pássaros Rosella, aqui dou dicas para quem quer a prender a criar Roselas, como cuidar de filho...